-
Arquitetos: BKK Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tom Blachford
-
Fabricantes: Grazia and Co
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Keep é o lar de um casal, que trabalha em casa e cria seus dois filhos adolescentes. O lote de esquina tem formato de cunha, a borda arredondada é voltada para um parque do outro lado da rua, e o jardim posterior culmina em um triângulo. O volume é elevado da rua, ficando exposto ao longo de sua extensa fachada e para o parque. A família precisava de uma casa que conectasse o parque e o jardim, mas que resguardasse sua privacidade no local inerentemente visível.
Para eles, a casa Keep é para sempre. É deles para manter, enquanto a casa os mantém abrigados e seguros. Dizem que a casa é seu castelo, e nós fizemos um paralelo ao castelo medieval: a torre dentro de um volume fortificado como um refúgio para o caso de inimigos penetrarem no interior. Da mesma forma, a casa Keep protege a privacidade do público de sua fachada. Claro, também é uma brincadeira com a ideia popular de uma casa "keep" (do inglês, manter) ou "para sempre".
Após testar diferentes formatos para encaixar a casa no local, optamos por uma forma alongada dobrada em um C quadrado, configurando essencialmente três asas. Ela é recuada desde a fachada curva e pressionada contra os limites diagonais do lote, criando um pequeno jardim triangular protegido do vento na parte posterior. A casa em forma de C se dobra em torno de um pátio jardim nativo para que os quartos tenham vista para o jardim e também para os cômodos em frente. As varandas cercam o pátio, ofuscando a transição entre o jardim e o interior. É uma paisagem intrinsecamente australiana, como um contraponto ao parque europeu bem cuidado em frente.
Há uma transição de privacidade através das variadas zonas da paisagem: o gramado visível e a composição de plantas em frente, o pátio jardim nativo e o triângulo posterior acessado a partir do interior. A casa Keep evidencia como a arquitetura pode explorar nuances de privacidade entre o que é totalmente privado e o que é revelado aos pedestres. O volume é feito sob medida para uma família que precisa de espaços para se reunir, e também para se isolar. As áreas sociais, tanto internas quanto externas, são intrinsecamente australianas e, como Robyn Boyd disse sobre outras casas, elas "criam o essencial da maneira mais simples, direta e pura possível".